"Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares." Josue 1: 9
Pr. André Barros - Promotor Setorial Am/Rr
092-8194 9775
Escrito por: Josemária Souza (Josa) Radical de Roraima.
“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR.” Isaías 55: 08
Olá! Quero compartilhar alguns aprendizados e desafios com você hoje.
Lembro-me de que há três meses estava dentro de um ônibus interestadual, encarando 16 horas de viagem, de Boa Vista (RR) até Manaus (AM), em uma estrada um tanto esburada, em busca de uma passagem aérea mais barata até São Paulo, onde encontraria outros voluntários brasileiros, que assim como eu, dedicariam 72 dias de sua vida para servir na África do Sul.
Tentava imaginar como seria estar no país da copa do mundo de 2010, ao mesmo tempo em que agradecia a Deus por providenciar todas as coisas e oportunizar minha ida a um continente tão sofrido e pelo qual tantas vezes orei.
Tudo aconteceu de forma diferente do que eu imaginei. O país era diferente, a cultura e a comida também e dia após dia eu percebia que eu já não era a mesma pessoa.
Sair da minha zona de conforto disposta a simplesmente servir em um local onde as barreiras são muitas, a começar pela língua (na África do Sul são pelo menos 11), foi um desafio que me trouxe crescimento, mostrou-me o quanto sou pequena diante de tantas necessidades e ajudou-me principalmente a olhar para dentro de mim mesma e reconhecer que não sou forte e nem tão cheia de habilidades, mas, nas mãos de um Deus que ao longo da história usou “as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes”, posso fazer muita diferença por onde eu passar.
Entendi que Deus está muito mais interessado em quem você é e em um relacionamento pessoal e sincero do que nas coisas que você pode realizar ou em suas conquistas pessoais. Vi situações que me fizeram chorar de tristeza, como a miséria de centenas de famílias, que vivem apertadas em contêineres ou casas feitas de telhas de zinco, sem trabalho e sem esperança.
Senti-me amada por crianças que me deram carinho como se eu fosse a coisa mais importante da vida delas, sem nem ao menos perguntar o meu nome ou a razão pela qual eu estava ali e não pediram nada em troca. Elas simplesmente entenderam que um abraço pode transmitir mais amor do que muitas palavras doces. Aliás, elas não entenderam, elas me ajudaram a entender.
Também chorei de alegria ao ver que investir tempo de qualidade na vida de pessoas, ensinando valores como amor, amizade e família, utilizando uma ferramenta tão simples como o esporte, resulta em aprendizados para a vida inteira. Cada dia valeu a pena.
Ao finalizar o projeto Conexão África, Deus reservou uma surpresa muito especial: Escola Internacional de Liderança Esportiva (International Sports Leadership School - ISLS). Serão mais três meses na África do Sul, vivendo agora uma nova fase de preparo ministerial.
Treinamento Internacional
O convite aconteceu há poucos dias atrás, por volta do meio-dia, no final de um kids Games. Pastor Jonson Tadeu, líder da Coalizão Brasileira de Esportes (CBE) convidou-me para uma conversa em particular e para minha surpresa o assunto era desafiador, exigia urgência na resposta e mudaria meus planos para os próximos meses e provavelmente para os próximos anos.
Idéias e sentimentos confusos. Orei e pedi a orientação de Deus quanto a melhor decisão a tomar e pude sentir a paz, que só Ele pode dar, inundando meu coração. Senti que devia ficar e o passo seguinte foi aprimorar o inglês durante duas semanas, em um curso intensivo.
Agora estamos na segunda semana da Escola, que é uma das dez estratégias da Coalizão Internacional de Esportes (ISC), e equipa líderes de países do mundo inteiro para servir o corpo de Cristo internacionalmente por meio de práticas esportivas.
Dia 22 de outubro é a data prevista para a conclusão das aulas da Escola Internacional de Liderança Esportiva (ISLS), e acredito que esse tempo será de grande crescimento e preparo para desenvolver melhor o trabalho na área de ministério esportivo no Brasil nos próximos anos.
Pedidos de oração
· Pela equipe de brasileiros que retornaram dia 19 de julho para o Brasil, para que a experiência vivenciada na África do Sul abençoe igrejas e amigos e produza despertamento quanto as necessidades do campo missionário;
· Pelos cinco brasileiros (Bárbara - AL, Josemária - RR, Elza - SP, Anderson – RJ e Vinicius - AL) que estão na África do Sul para receberem treinamento na Escola; Para que seja um tempo de crescimento e direcionamento ministerial;
· Pelas famílias dos 26 alunos, de 16 diferentes nacionalidades, que estão agora na ISLS;
· Pelo povo sul-africano, para que o amor de Cristo traga esperança e renovo para essa Terra.
Sinta-se participante dessa obra!
Josemária Souza (Josa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário