sábado, 31 de julho de 2010

Representando JMM na Trans Manaus

No culto da vitoria da Trans Manaus realizado no templo da 1ª Igreja Batista de Manaus, ocorrido no dia 17 de julho, os Representantes da Junta de Missões Nacionais, Josias e Cristiane Lira, cederam a oportunidade para que o programa fosse aberto pela Junta Missões Mundias, representada pelo Promotor Setoria Am/Ro Pr. André Barros, informando o falecimento da Missionária Ana Loide Soares Leão, filha do Pr. Benicio Leão (mémore), natural da Cidade de Manaus expressando os agradecimento de exemplo de dedicação na obra do Senhor como Missionária na Junta de Missões Mundiais nos ultimos anos em Medelliím - Colombia.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Igreja: Lugar de Sábios ou de Antiintelectuais ?

27 Fevereiro 2010
Por Wilson Parpinelli

Igreja: Lugar de Sábios ou de Antiintelectuais ?



“Não se aparte de sua boca o livro dessa Lei; antes medita nele dia e noite” – Js 1:8a

Hoje quero abordar um tema que há tempos tem tomado espaço nas minhas reflexões: o antiintelectualismo dentro das igrejas. Então vamos lá.

Observe a mensagem a seguir. Ela é um trecho do discurso proferido por Charles Malik, durante a inauguração do Billy Grahan Center, no campus da Wheaton College, e tinha como tema “As duas tarefas da evangelização”. Segundo Malik a salvação é tanto para a alma quanto para a mente, isto é, converter as pessoas não apenas espiritualmente, mas também intelectualmente.

“Devo ser franco com vocês: o antiintelectualismo é o maior perigo que o cristianismo evangélico enfrenta. A mente, compreendida em suas maiores e mais profundas faculdades, não tem recebido suficiente atenção. (...) O resultado é que o terreno do pensamento criativo é abandonado e entregue ao inimigo. Quem, entre os evangélicos, pode enfrentar os grandes pensadores seculares em seus próprios termos acadêmicos? Quem, entre os estudiosos evangélicos, é citado pelas maiores autoridades seculares como fonte normativa de história, filosofia, psicologia, sociologia ou política? (…) Por uma maior eficácia no testemunho de Jesus Cristo, bem como em favor de sua causa, os evangélicos não podem se dar ao luxo de continuar vivendo na periferia da existência intelectual responsável.”

O detalhe que chama mais a atenção é o fato de que este discurso foi proferido em 7 de novembro de 1980, ou seja, trinta anos atrás. Não é difícil, porém, constatar que o alerta de Charles Malik não foi o suficiente para que algo fosse feito. Atualmente, o que vivemos é, sem dúvida, uma época extrema de antiintelectualismo, em todas as áreas, inclusive dentro da Igreja Evangélica.

Por incrível que possa parecer, mesmo vivendo a chamada “era do conhecimento”, onde informação de qualidade representa poder, uma época em que boa parte da população, mesmo de baixa renda, tem acesso a televisão, radio e internet, é espantoso constatar que a população, em geral, não consegue lidar com essas informações. Ou pior, não consegue processar tais informações, nem tem senso crítico suficiente para avaliar a qualidade, a veracidade e a utilidade das informações que recebe.

Outros, não poucos, ainda preferem manterem-se ignorantes, nutrindo um sentimento de desdém pelo saber e pelas pessoas que anseiam por estudo e conhecimento. A essa situação podemos chamar antiintelectualismo.

Segundo pesquisas recentes, voluntariamente, os alunos brasileiros lêem, em média, cerca de 1,3 livros por ano. Talvez este seja um dos motivos pelos quais esses alunos têm tão baixos níveis de compreensão e interpretação de textos, e isto, inevitavelmente, se reflete naqueles que freqüentam a igreja e mantêm a mesma postura com relação ao estudo da Bíblia.

Esta defasagem intelectual impõe à Igreja a necessidade de tomar medidas urgentes, como a retomada do incentivo à educação cristã e às quase extintas Escolas Bíblicas Dominicais.

Isto se torna ainda mais relevante, quando lembramos que nós cristãos somos chamados a batalhar pela fé que uma vez nos foi dada (Jd 1:3). Outra razão para que o cristão não se deixe levar pelo que John Sttot chama de “cristianismo de mente vazia” é a necessidade de estarmos sempre preparados para combater as falsas filosofias que proliferam mundo, bem como, e pior ainda, as falsas teologias que invade nossas igrejas.

O cristão precisa ter conhecimento da Palavra de Deus, para não se deixar levar por essa onda de heresias praticadas dentro de certas comunidades, que não vem ao caso citar neste momento. Mas o que se vê, cada vez mais é o povo evangélico, numa postura antiintelectual, deixando de usar sua “porção bereiana” (At. 17:11), preferindo ser iludido com teologia da prosperidade, amuletos gospel, corrente da prosperidade e todo tipo de “mercadoria da fé”.

Triste mesmo é constatar que boa parte deste antiintelectualismo é incentivado por alguns líderes religiosos. Talvez porque imaginam que se mantiverem os seus seguidores na ignorância, poderão enganá-los com maior facilidade.

O início do antiintelectualismo nas igrejas protestantes teve sua gênese com os pregadores avivalistas do século 19, que no afã de lutar contra a apatia e frieza devocional de suas congregações, exageravam no aspecto emocional do cristianismo. Alguns, nem todos, diga-se de passagem, caíram em outro estremo, o desprezo pela intelectualidade.

Ainda hoje é possível ver exemplos de lideranças estimulando o antiintelectualismo. Edir Macedo, líder maior da IURD, em seu livro A Libertação da Teologia, escreve: “Todas as formas e ramos da teologia são fúteis, não passam de emaranhados de idéias que nada dizem ao inculto, confundem os simples e iludem o sábio. Nada acrescentam à fé e nada fazem pelos homens, a não ser aumentar sua capacidade de discutir e discordar entre si.”

A bíblia é clara quanto a necessidade de reflexão intelectual. Vários passagem recomendam: “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor.” (Os 6:3ª); “Errais não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus” (Mt 22.29); “Persiste em ler, exortar e ensinar” (1Tm 4.13) e “Antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (2 Pe 3.18), entre outros.

E o resultado? Dá uma olhadinha no vídeo abaixo. Não quero criticar o cantor, pois minha capacidade musical é semelhante à dele, mas repara só no conteúdo da mensagem que ele está transmitindo.

Se você viu o vídeo até o fim, aposto que não vai conseguir tirar o refrão da cabeça por alguns dias!!!

Para encerrar, quero deixar bem claro que conquanto o antiintelectualismo seja extremamente perigoso, o extremo oposto é tão venenoso quanto. Um hiperintelectualismo frio e desprovido de sentimento, mais preocupado com a ortodoxia e o legalismo em nada se aproxima do cristianismo vivido pela igreja primitiva. Não há dúvida quanto à importância de termos uma experiência pessoal com Cristo, mais do que conhecer de ouvir falar.

Por favor, não deixem de comentar. Mostre que vocês fazem parte desta pequena parcela de bereanos que está preocupada com o assunto e exponha a sua opinião.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Congresso Nacional de Vocacionados

Por Sérgio Dias 28 de julho de 2010

Uma parceria entre a Ordem dos Pastores Batistas do Brasil (OPBB) a Junta de Missões Mundiais e a Junta de Missões Nacionais estabeleceu a realização do Congresso Nacional de Vocacionados, que acontecerá no Colégio Batista Mineiro, em Belo Horizonte/MG, nos dias 20 a 22 de agosto. A expectativa é reunir um grande número de vocacionados ao ministério pastoral e missionário, levando-os a dirimir dúvidas sobre chamado e vocação, a conhecer oportunidades ministeriais e a definir melhor quais campos de atuação desejam seguir.

As inscrições para o congresso serão feitas exclusivamente pelo website da OPBB – www.opbb.org – e serão identificadas da seguinte maneira: “Pastor”, “Seminarista” e “Vocacionado” (esta opção é para os que se sentem chamados para a área missionária). Em seguida, basta acompanhar as instruções eletrônicas para gerar o boleto de pagamento. Outras opções são o depósito identificado ou a transferência diretamente na conta da OPBB (Bradesco, agência 1125-8 / Conta Corrente 68671-9). Pronto, você estará inscrito para o Congresso.

O valor do investimento é de R$ 30,00 (trinta reais) para quem se inscreve até 30 de julho, ou R$ 40,00 (quarenta reais) para os que optarem pela inscrição em agosto. Estão inclusos no valor os materiais do congresso. Também no website da OPBB é possível obter informações sobre preços e dicas para a hospedagem e alimentação.

Para a Ordem dos Pastores Batistas do Brasil e as Juntas de Missões Mundiais e Nacionais, o Congresso Nacional de Vocacionados será a oportunidade de um relacionamento mais próximo com os futuros pastores e missionários, ajudando-os a pensar, desde já, em suas vocações e nos desafios da obra, seja numa igreja local, num campo missionário ou em outras atividades ministeriais.

A meta é que o Congresso se realize a cada quatro anos (o próximo será em agosto de 2014) e a ideia é que cada Convenção Estadual e as secções da OPBB realizem congressos anuais nos três anos entre os congressos nacionais.

“Réplica do Templo de Salomão da Igreja Universal deixará Cristo Redentor na sombra”, afirma o The Guardian

A notícia sobre a construção da réplica do Templo de Salomão, que será sede da Igreja Universal do Reino de Deus em São Paulo, está sendo repercutida pelo mundo e já foi publicada em dois dos principais jornais de língua inglesa: o The Guardian, da Inglaterra, e o The New York Times, dos Estados Unidos.
Ambas as publicações se basearam no post publicado no blog do bispo Macedo, divulgando os detalhes das dimensões da construção e ressaltando que a obra será duas vezes mais alta que a estátua do Cristo Redentor, do Rio de Janeiro.
O título da reportagem do The Guardian sugere que o novo Templo deixaria a estátua do Cristo Redentor na sombra, já que será duas vezes maior que a construção do Rio de Janeiro. A matéria do The New York Times deu destaque à opinião do presidente da Juventude Judaica Organizada, de São Paulo, divulgada no blog do bispo Macedo, de que a iniciativa pode representar mais um esforço na luta antissemita, levando maior entendimento sobre a cultura judaica ao povo brasileiro.
A exemplo destes dois grandes veículos internacionais, outros meios de comunicação de todo o mundo devem passar a repercutir a notícia da construção da réplica do Templo de Salomão, obra cuja conclusão está prevista para 2014, e que, por suas dimensões, deve passar a figurar entre as principais obras arquitetônicas do mundo.
Fonte: Arca Universal / Gospel+
http://gospelonlinee.blogspot.com/2010/07/replica-do-templo-de-salomao-da-igreja.html

sábado, 24 de julho de 2010

Culto de Gratidão.

No dia 7 de Agosto na Igreja Batista XV de Outubro com início as 19 h:30 min.

Culto de gratidão pela vida Ministérial da Missionária Ana Loide Soares Leão, Junta de Missões Mundiais.

Nos últimos anos na Colombia.

Divulgue e participe.